Primeira sessão
- Edmilson Andrade
- 8 de abr. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de abr. de 2025

Dar o primeiro passo em direção à psicoterapia é, muitas vezes, um gesto de coragem. Por isso, no nosso primeiro encontro, o foco será criar um espaço acolhedor, ético e seguro, onde você possa se sentir à vontade para falar sobre o que tem vivido, suas angústias, inquietações, dúvidas ou simplesmente aquilo que te motivou a buscar ajuda.
Esse momento inicial é muito mais do que uma apresentação ou uma formalidade. É uma oportunidade importante para que possamos nos conhecer, iniciar um vínculo terapêutico e entender juntos se a proposta da psicoterapia, dentro da abordagem que ofereço, faz sentido para o que você está buscando. Não é necessário saber exatamente o que dizer ou por onde começar — esse processo se constrói com o tempo, com cuidado e escuta.
Durante esse primeiro encontro, também conversaremos sobre os aspectos práticos do processo terapêutico. Falaremos sobre o valor do investimento nas sessões, a frequência dos encontros, e definiremos juntos os dias e horários que melhor se encaixam na sua rotina. Todos esses combinados são importantes para que possamos construir um compromisso mútuo, com clareza e respeito às suas possibilidades.
A psicoterapia é um espaço de construção subjetiva, que acontece a partir da escuta, do silêncio, das palavras, do afeto e, principalmente, da presença. E tudo isso começa nesse primeiro momento, onde, com cuidado e escuta, daremos os primeiros passos em direção ao trabalho que pode ser realizado.
As demais sessões

Ao longo do nosso processo terapêutico, iremos nos encontrar semanalmente, em um espaço pensado para acolher você com escuta, cuidado e ética. Esses encontros regulares são fundamentais para que, pouco a pouco, possamos construir uma relação de confiança que permita olhar com mais profundidade para as suas dores, dificuldades e inquietações.
A psicoterapia não é feita de fórmulas prontas ou respostas imediatas. É um processo que respeita o seu tempo, suas singularidades e aquilo que você deseja elaborar. Juntos, vamos construir um espaço em que você possa se escutar e se colocar com liberdade, sem julgamentos — um espaço seguro para refletir sobre suas experiências, seus sentimentos e seus modos de estar no mundo.
Através dessa escuta contínua, é possível compreender com mais clareza os movimentos internos que atravessam sua vida e, a partir disso, abrir caminhos para novas possibilidades de existir e se relacionar consigo mesmo e com os outros.
A constância dos encontros semanais é parte essencial desse processo. Ela sustenta o cuidado e permite que a escuta aconteça de forma aprofundada, respeitosa e comprometida com o que é mais importante: você.
Se você sentir que faz sentido continuar, estarei aqui para caminhar ao seu lado!


